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SOUND PACKS E SAMPLE PACKS

Atualizado: 18 de jan. de 2023



O QUE SÃO SOUND PACKS OU SAMPLE PACKS?


Um Sound Pack é uma coleção de sons que produtores e beatmakers podem usar para produzir música. Esses sons vêm em uma variedade de formas. Muitos músicos usam Sound Pack como base para suas faixas, ou para encontrar aquele som extra que leva sua trilha ao próximo nível.

Os sons podem ser de qualquer tipo, desde uma melodia de piano, uma batida de pandeiro, até alguém dizendo alguma frase. Em grande parte dos Sound Packs, os sons são vendidos em arquivos WAV e MIDI, caso o produtor queira abrir diretamente em algum Software ou Work Station como Ableton Live, Logic ou MPC, e vêm com Loops curtos de um minuto ou mais e Samples One Shots com duração de poucos segundos.

Em suma, é um pacote de arquivos de som, que contem pastas organizadas de acordo com os tipos de sons (Instrumentos, Loops, One shots, MIDI's, etc). Os Sound Packs, geralmente, são vendidos por gêneros musicais (Afrobeats, Dancehall, Trap, etc), por artistas ou até músicas específicas.




UM POUCO DA HISTÓRIA DOS SOUND PACKS


Sampling é a reutilização da parte de uma gravação sonora em outra gravação. As primeiras experiências de sampling foram feitas nas década de 1940 pelo compositor francês Pierre Schaeffer, que desenvolveu as bases teóricas da Musique Concrète, corrente experimental que elaborava músicas a partir de montagens com emendas de fita. Posteriormente, essa corrente influenciou alguns artistas populares, como Beatles e Pink Floyd. Inicialmente, as técnicas de sampling ficaram restritas a uma minoria de artistas que tinham acesso aos equipamentos de estúdio e aos instrumentos que reproduziam sons gravados em fita, como o Mellotron, ou o sintetizador Fairlight CMI, que possuía um sampler digital integrado.





O SAMPLE NA CONSTRUÇÃO DO HIP HOP

“O Hip Hop não inventou nada... O Hip Hop reinventou tudo!” (Grandmaster Caz)


Na década de 1960, produtores jamaicanos de Dub Reggae, como King Tubby e Lee Scratch Perry, começaram a usar samples pré-gravados de batidas de Reggae para produzir novas faixas, que eram então tocadas pelos Djs. Mas o sampling só começou a se popularizar, de fato, a partir de 1972, quando Kool Herc, um Dj jamaicano radicado no Bronx, disseminou em seus sets de discotecagem as técnicas que ficaram conhecidas como Break Beat e Merry-Go-Round. Herc percebeu que os trechos percussivos instrumentais do disco (os que tinham apenas bateria e percussão) eram os que os dançarinos mais gostavam. Então passou a isolar esses trechos, chamados de Break Beat, e prolongá-los, a partir da técnica que chamou de Merry-Go-Round, que consistia em usar dois toca-discos com dois discos iguais. Quando um dos discos chegava ao fim do trecho de Break Beat, Herc soltava do início o segundo disco com o mesmo trecho Break Beat, o que lhe permitia estender um trecho relativamente curto da música até onde quisesse. O Break Beat se tornou a base do Hip Hop, pois foi a partir dele que os dançarinos criaram o Break Dance, e foi ele que serviu de base para que os MC's passassem a rimar nas festas.


BREAK BEAT NA BATERIA ELETRÔNICA


Com a chegada dos anos 80, as baterias eletrônicas se tornaram mais acessíveis e passaram a ter um papel fundamental na indústria fonográfica, pois reduziam significantemente o custo das produções musicais e imprimiam uma sonoridade inovadora para a época. Em 1982, Afrika Bambaata & Soul Sonic Force lançam a música "Planet Rock", que tem uma batida inspirada em "Numbers" da banda alemã Kraftwerk e que foi programada e gravada com a bateria eletrônica Roland TR-808. No ano seguinte, em 1983, Run DMC lançam "Suckers MC's", uma música que não apresenta nenhum instrumento harmônico ou melódico em sua gravação, apenas dois MC's rimando encima de uma batida feita numa bateria eletrônica Oberheim DMX. Com o enorme êxito dessas músicas e de outras feitas apenas com baterias eletrônicas e sintetizadores, vários artistas do Hip Hop passaram a produzir músicas usando somente essas tecnologias, e as empresas passaram a investir cada vez mais em produtos eletrônicos nessa linha.



A SEGUNDA REVOLUÇÃO DO SAMPLING


Em meados de 1982, Marley Marl, um Dj e produtor musical do Queens, trabalhava na época como estagiário no Unique Recording Studios e teve a oportunidade de experimentar equipamentos caros como o Fairlight CMI. Em uma das sessões de gravação, ao tentar isolar um loop com o sampler, ele sem querer esbarrou num botão e tocou apenas a primeira nota do loop, que era o bumbo da bateria. Com isso, ele percebeu que poderia escolher trechos minúsculos de um Loop, como uma baquetada de caixa da bateria ou uma única nota do bumbo, e isolá-los num único botão do sampler, criando assim uma espécie de bateria eletrônica com padrões de som exclusivos, o que se mostrou muito vantajoso, já que a maioria das músicas na época usavam o som padronizado das baterias eletrônicas. Com o lançamento da E-mu SP-12, em 1986, a primeira bateria eletrônica e sampler comercialmente bem-sucedida, e da Akai MPC60, em 1987, a técnica de criar batidas a partir dos samples one shots só aumentou, criando assim uma escola de produtores e beatmakers que mudariam o jeito de produzir Hip Hop nos anos 90.



DAS BIBLIOTECAS DE SAMPLE AOS SOUND PACKS


Quando a partir da segunda metade dos anos 90 os computadores começaram a ser mais acessíveis a população, houve um crescimento significativo na criação de produtos digitais voltados para a produção musical. As estações de trabalho de áudio digital (DAWs) passaram a dominar o mercado e a mudar a forma como se produzia música. Desde o começo da década de 90, muitos estúdios de grande porte já usavam DAWs como o Pro Tools. Mas foi com o lançamento do Fruity Loops Studio em 1998 e sua posterior disseminação entre os produtores de Hip Hop que fez com que o consumo de bibliotecas de samples aumentasse de modo significativo. Hoje qualquer DAW, como o GarageBand, o Logic ou o próprio Fruity Loops, apresenta uma biblioteca de samples e loops abundante e exclusiva, que em muitos casos é livre de royalties e, portanto, pode ser usada indiscriminadamente. Mas no início dos anos 90, as únicas opções para quem fazia música eletrônica a partir de samples eram os CD's com Bibliotecas de Sample, como o Zero-G Datafiles 1-3 ou o Polestar Magnetics The X-Static Goldmine, que eram disputados e custavam bem caro. Com o tempo, a popularização do Fruity Loops e das estações de trabalhos musicais fez com que a busca por samples e loops aumentassem cada vez mais, a ponto de surgir um novo mercado de Sound Packs a partir dos anos 2000.



BEATCLUB, OUTPUT E SPLICE:

A NOVA ERA DO SAMPLE


Em 2014, foi lançado o Splice: uma plataforma digital de criação e colaboração musical que se integra com as principais estações de trabalho de áudio (DAWs) e que armazena na nuvem uma biblioteca gigantesca de samples e loops, que podem ser adquiridos a partir de uma assinatura mensal ou anual. Com a disseminação do Splice entre os beatmakers e produtores musicais, diversas outras plataformas semelhantes começaram a surgir e ganhar força, como o Output, o Beatclub, o Beatstars e o Artlist. Essas plataformas, além de fornecerem a matéria prima para muitas das produções musicais do mercado atual, também são redes sociais que conectam e fomentam parcerias entre produtores e artistas do mundo todo. Hoje, grande parte das músicas produzidas, tanto no underground quanto no mainstream, são construídas a partir de samples e loops 100% livres de royalties. A batida que ouvimos na introdução do música "Umbrella", sucesso da cantora Rihanna em 2007, por exemplo, é o loop "Vintage Funk Kit 03" da Apple Inc, tirado do software GarageBand. E muitas outras músicas de sucesso tem em seu DNA samples e loops tirados de Sound Packs ou paltaformas digitais de criação musical.









TIPOS DE SOUND PACKS



KITS DE CONSTRUÇÃO


Um kit de construção é um conjunto de loops e sons projetados para funcionarem juntos. Os sons do kit estão na mesma tonalidade e têm o mesmo BPM. Eles também são baseados na mesma estrutura harmônica, melódica e rítmica. Todos os sons são conectáveis, e é possível montar uma batida ou música ligando cada elemento, como peças de Lego que juntas formam um objeto. O beatmaker só precisa, arrastar e soltar os loops na DAW ou na Workstation para construir uma batida com base no kit, e esse é a grande vantagem dos kits de construção. Geralmente, os kits de construção são divididos em componentes individuais. Então, se você tem uma batida que consiste em bateria, baixo, teclado harmônico e licks de guitarra, nesse kit de construção, as pastas poderão estar organizadas em:

- song.wav (todos os sons tocados juntos);

- drum.wav (bateria);

- bass.wav (baixo);

- keys.wav (teclado harmônico);

- guitar.wav (licks de guitarra).



LOOPS


Loops são melodias, acordes, progressões harmônicas ou batidas tocadas de forma contínua em um determinado espaço de tempo, criando-se assim um determinado padrão. Os Packs de Loops tem sido os mais populares ultimamente, e geralmente são elaborados como Kits de Construção.


ONE SHOTS


One Shots, como o próprio nome diz, são sons disparados com uma única nota. Supondo que um Loop é uma frase, um One Shot é uma única palavra. E, normalmente, uma palavra bem enfatizada, ou seja, uma nota forte. Pode ser uma martelada numa única tecla do piano ou uma única baquetada numa caixa de bateria.


MIDI'S


MIDI é uma espécie de partitura musical em formato digital. A grande vantagem do MIDI é que ele não está vinculado a um instrumento específico. Usando um MIDI numa DAW, você pode aplicar o mesmo padrão MIDI a instrumentos diferentes. Você também pode estipular o tom e a velocidade em que será tocado a partitura digital.



ESTILOS DE SOUND PACKS



SOUND PACKS COM BASE NO TIPO DE INSTRUMENTO


Existe no mercado Sound Packs que são focados apenas em um determinado instrumento, como piano, guitarra ou baixo. A elaboração dos Sound Packs de instrumentos individuais tem aumentado muito, e muitos músicos tem buscado produzir esse tipo de produto.


DRUM SAMPLE PACKS


Os Kits de Bateria sempre foram muito populares entre os beatmakers e produtores de Hip Hop. Talvez a principal razão pela qual eles sejam tão populares no mercado do Hip Hop é porque eles são muito versáteis, possuem muitos Samples One Shots e isso é muito vantajoso para os beatmakers produzirem batidas espaçosas e pesadas para os MC's rimarem.


SOUND PACKS BASEADOS

EM ARTISTAS OU GÊNEROS MUSICAIS


No início, os CD's de Biblioteca de Samples e os Sound Packs eram direcionados quase que exclusivamente para a produção de música eletrônica (House, Techno, Drum'n Bass, etc) e Hip Hop. Hoje em dia encontra-se no mercado Sound Packs pautados em diversos tipos de gêneros musicais, como Afrobeats, Dancehall, Trap e até Sertanejo. Muitos produtores e artistas também passaram a lançar seus próprios Sound Packs personalizados, seja com músicas já lançadas ou material totalmente inédito.



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