O QUE SÃO SOUND PACKS OU SAMPLE PACKS?
Um Sound Pack é uma coleção de sons que produtores e beatmakers podem usar para produzir música. Esses sons vêm em uma variedade de formas. Muitos músicos usam Sound Pack como base para suas faixas, ou para encontrar aquele som extra que leva sua trilha ao próximo nível.
Os sons podem ser de qualquer tipo, desde uma melodia de piano, uma batida de pandeiro, até alguém dizendo alguma frase. Em grande parte dos Sound Packs, os sons são vendidos em arquivos WAV e MIDI, caso o produtor queira abrir diretamente em algum Software ou Work Station como Ableton Live, Logic ou MPC, e vêm com Loops curtos de um minuto ou mais e Samples One Shots com duração de poucos segundos.
Em suma, é um pacote de arquivos de som, que contem pastas organizadas de acordo com os tipos de sons (Instrumentos, Loops, One shots, MIDI's, etc). Os Sound Packs, geralmente, são vendidos por gêneros musicais (Afrobeats, Dancehall, Trap, etc), por artistas ou até músicas específicas.
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS SOUND PACKS
Sampling é a reutilização da parte de uma gravação sonora em outra gravação. As primeiras experiências de sampling foram feitas nas década de 1940 pelo compositor francês Pierre Schaeffer, que desenvolveu as bases teóricas da Musique Concrète, corrente experimental que elaborava músicas a partir de montagens com emendas de fita. Posteriormente, essa corrente influenciou alguns artistas populares, como Beatles e Pink Floyd. Inicialmente, as técnicas de sampling ficaram restritas a uma minoria de artistas que tinham acesso aos equipamentos de estúdio e aos instrumentos que reproduziam sons gravados em fita, como o Mellotron, ou o sintetizador Fairlight CMI, que possuía um sampler digital integrado.
O SAMPLE NA CONSTRUÇÃO DO HIP HOP
“O Hip Hop não inventou nada... O Hip Hop reinventou tudo!” (Grandmaster Caz)
Comments