Quando você precisa produzir algo com rapidez, seja para cumprir um deadline ou solucionar uma urgência, a organização dos seus arquivos é de extrema importância. E é sobre isso que vou falar.
Existem diversas formas de adiantar o trabalho para que num futuro, quando surgir a necessidade, tenhamos ferramentas já preparadas e que funcionem conforme nosso próprio método de criação. Não há forma certa ou errada, mas definitivamente existem algumas práticas que podem nos ajudar no processo.
ARQUIVOS
Ter os seus arquivos organizados ajuda muito na hora de criar, encontrar ou fazer alterações em seus projetos. É muito importante salvar tudo corretamente e seguindo uma lógica.
Por exemplo, uma forma de organizar melhor o processo de produção, é salvar os arquivos com o número da sua versão e possíveis alterações:
Música_guia_1.0
Música_edit_1.3
Música_mix_2.0
PASTAS
Salvo projetos em uma pasta de projetos divididos pelos nomes dos clientes. E cada pasta está dividida em outras pastas que comportam tudo o que tem a ver com cada projeto. Quando abro um projeto, seja no Logic, Pro Tools, MPC, Final Cut ou outra DAW, provavelmente já criei uma pasta para guardar tudo que tem relação com esse projeto.
Para samples, recomendo uma pasta dedicada em um SSD externo para facilitar o trabalho do sistema operacional e contar com a velocidade desse tipo de mídia. Eles podem ser organizados por packs, instrumentos, timbres e estilos, ficando muito mais fácil de encontrar.
TEMPLATES
Templates são arquivos que você pode preparar anteriormente e usar como ponto de partida. Não é necessário abrir aquele mesmo reverb toda vez que você começa um trabalho novo. Deixe pronto tudo o que você perceber que repete com frequência em diferentes projetos. Dessa forma, você ganha tempo para se dedicar a coisas mais importantes.
Você pode organizar seus Templates da seguinte maneira:
1. Templates de sessão;
2. Templates de efeitos;
3. Templates por aplicação;
4. Templates de pastas para organizar os projetos;
Entre outras ideias.
PRESETS
Assim como os Templates, Presets são pontos de partida . Você pode salvar seus efeitos mais usados, pode salvar seus timbres favoritos e carregá-los no meio da sua sessão sem precisar criar tudo do começo. Por exemplo, reservo alguns dias para garimpar samples que eu goste, que me chamem a atenção, ou para algum projeto específico, e organizo isso tudo de uma forma que eu possa usar rapidamente.
Detalhe: falo de Presets criados por nós mesmos para nosso próprio Workflow. Não vou entrar em detalhe sobre se Presets de fábrica são bons ou não. Acredito que tudo depende do material e do projeto.
SALVAR
Salvar seus arquivos nas pastas corretas, com nomes corretos e no lugar certo, assim que você começa o projeto, pode te ajudar e muito no processo. Ter seus instrumentos favoritos prontos para serem usados, suas ferramentas devidamente calibradas para seu Workflow e formas de ganhar tempo, podem te ajudar significativamente no processo de criação. Salve! Salve! Salve!
BACKUP
Tenha uma cópia dos seus projetos em, no mínimo, dois lugares diferentes. Para não ter que passar pelo dessabor de perder todo o trabalho que foi desenvolvido.
RESUMO
Acredito que estes pontos podem ajudar com a organização para seu projeto e contribuir para que você foque no que mais importa, que é o resultado. E curtir o processo sem se preocupar em buscar aquele sample, ou criar aquele kit com as peças que você sempre usa, ou criar aquele canal de reverb que está em todas as suas produções.
Comments